O Instituto Saúde e Sustentabilidade esteve presente no Evento Virada Sustentável, realizado pela empresa Virada Sustentável, participando no desenvolvimento de diversas iniciativas relacionadas às temáticas da saúde e do desenvolvimento sustentável.  Vale ressaltar que os patrocinadores e apoiadores aqui citados são referentes às atividades do Instituto Saúde e Sustentabilidade, não de todo o evento.

Com centenas de atrações espalhadas por diversos espaços e parques de São Paulo, a Virada Sustentável tem como objetivo ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação e transformação.

A edição 2012 da Virada Sustentável reuniu 612 atividades gratuitas com conteúdo ligado aos temas da sustentabilidade, estrategicamente distribuídas em 149 espaços da cidade. A programação completa recebeu cerca de 750 mil participantes nos dias 2 e 3 de junho.

O Instituto participou do evento levando à população informações sobre cinco temas, no Parque Ibirapuera:

• Qualidade de vida e saúde nas cidades;

• Poluição, trânsito, mudança climática e seus efeitos para saúde dos moradores das cidades;

• Mobilidade sustentável;

• Medicina da saúde versusmedicina da doença (Consciência e bem estar);

• O papel das árvores na saúde dos moradores das cidades, e

• Efeitos do consumo da bebida alcoólica e acidentes de trânsito na cidade.

O Instituto teve um stand dentro da tenda principal da Virada Sustentável no Parque Ibirapuera, o que foi muito positivo, pois todo o fluxo de visitantes à tenda principal passou pela exposição do Instituto, pelos painéis e pontos de encontro para atividades externas. A realização das atividades ocorreu sob um clima alegre e propício para consecução dos objetivos propostos.

André Palhano e equipe do Saúde e Sustentabilidade

André Palhano e equipe do Saúde e Sustentabilidade

Em parceria com o Caronetas, site oficial de caronas para o evento, o Saúde e Sustentabilidade deixa uma mensagem de saúde e mobilidade sustentável para os participantes do evento.

Exposição de fotografias, Meio Ambiente e Saúde: o Desafio das Metrópoles convida o cidadão a olhar sua saúde a partir da cidade.

Exposição de Painéis Educativos

Os temas dos painéis foram:

Mudança Climática e água engarrafada: deixe de lado este hábito

Álcool e acidentes: uma devastadora realidade

Palestras e bate-papo com os médicos Ricardo Leme e Christiana Alonso Moron

Saúde é Consciência – Medicina da saúde x Medicina da doença

Ricardo Leme é médico, neurocirurgião, autor do Blog: Saúde é Consciência –http://saudeconsciencia.blogspot.com.br/, graduando em Física e Medicina Antroposófica e autor do livro Saúde é Consciência.

O ser saudável e seu impacto no meio ambiente

Christiana Alonso Moron é médica, dermatologista, graduanda em Medicina Antroposófica e fundadora da Ayni Saúde Integrada.

Palestra, Prática de Yoga e Meditação Contemplativa

Alguns exercícios de Yoga cujo foco foi preparar o corpo para entrar em meditação por 10 minutos, conduzida pela professora Cris Dresbach e a médica Christiana Alonso Moron.

Atividades realizadas em parceria com a Clínica Ayni.

Oficina das árvores, O valor das árvores para a saúde na cidade

Passeio educativo com as gestoras ambiental Fernanda Uslar e Ligia Ferlin que mostrou como as árvores beneficiam o bem-estar e qualidade de vida dos moradores das cidades, contamos com participação de crianças que se interessaram bastante pela história do parque bem como as atividades de percepção de melhoria da qualidade de vida proporcionada pelas áreas verdes na cidade e atividades sensoriais com as cascas das diferentes árvores do parque.