O Instituto Saúde e Sustentabilidade esteve presente no Evento Virada Sustentável, realizado pela empresa Virada Sustentável, participando no desenvolvimento de diversas iniciativas relacionadas às temáticas da saúde e do desenvolvimento sustentável.  Vale ressaltar que os patrocinadores e apoiadores aqui citados são referentes às atividades do Instituto Saúde e Sustentabilidade, não de todo o evento.

Nos dias 04 e 05 de junho de 2011 (Dia Mundial do Meio Ambiente), aconteceu a primeira edição da Virada Sustentável em São Paulo.

Inspirada nas tradicionais “viradas” da capital paulista, o evento reuniu 482 atrações gratuitas com conteúdo ligado aos temas da sustentabilidade, estrategicamente distribuídas em 78 espaços da cidade. A programação completa recebeu cerca de 500 mil participantes.

Para levar informação sobre Saúde e Sustentabilidade aos cidadãos, de forma lúdica e divertida, o Instituto organizou iniciativas em torno do tema NOSSA CIDADE, NOSSA SAÚDE em oito pontos da cidade: Metrô, Pinacoteca, Mercado Municipal e cinco Parques.

• Bate-papo com o médico Paulo Saldiva

• Exposição Fotográfica no Metrô

• Parque Ecológico do Tietê

• Respirando Saúde 

• Exposição de Painéis Educativos


Bate-papo com o médico Paulo Saldiva

Saúde e Meio Ambiente nas cidades: O que os moradores precisam saber? – 04 de junho auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo:

O bate-papo foi concluído com a apresentação do filme Poluição mata!. O filme foi produzido pelo programa Cidades e Soluções do Jornalista André Trigueiro a partir do livro “Meio Ambiente e Saúde: o Desafio das Metrópoles” lançado pelo Instituto no ano passado.

Equipe do Saúde de Sustentabilidade: Paulo Saldiva (patrono), Evangelina Vormittag
(diretora presidente) e Laís Fajersztajn (analista de projeto).

Participantes do bate-papo.


Exposição Fotográfica no Metrô

“Meio Ambiente e Saúde: O Desafio das Metrópoles” é uma exposição que convida cada um a ver a sua Saúde através da cidade. Inaugurada por ocasião da Virada Sustentável, a exposição ficou durante todo o mês de junho na estação Tiradentes do metrô e passou também pelas estações Ana Rosa (julho) e Tatuapé (agosto).

Exposição “Meio Ambiente e Saúde: o Desafio das Metrópoles” na Estação Tiradentes do Metrô.

A repercussão chegou até o Rio de Janeiro, onde a exposição compôs a semana do Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Laboratórios B. Braun.

Parque Ecológico do Tietê

Cuidados com a Saúde do Coração durante Circuito Popular de Corrida de Rua de SP – 05 de junho Etapa Ermelino Matarazzo.

O Circuito, organizado pela SEME (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo), também aderiu à Virada Sustentável em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Largada da Etapa Ermelino Matarazzo do Circuito Popular de Rua de São Paulo

Considerando os benefícios cardiovasculares da prática de atividade física e o coração como principal órgão impactado pela poluição atmosférica, as ações de saúde do Instituto abordaram os fatores de risco do infarto do coração.

Foram 2.500 participantes inscritos. Em parceria com a Droga Raia o Instituto realizou cerca de 2.000 exames entre diagnósticos de glicemia e colesterol, aferição da pressão arterial e medida índice de massa corpórea.

Fila para realização de exames na Tenda Cuidados Com o Coração

Doação de livros durante Circuito Popular de Corrida de Rua de SP – 05 de junho Etapa Ermelino Matarazzo.

As ações no Parque Ecológico não pararam por ai, em parceria com a Livraria Saraiva, foram doados, em apenas 4 horas, 2 mil livros infantis e infanto-juvenis, separados em 18 títulos.

Frequentadoras do Parque Ecológico do Tietê

As ações em Ermelino Matarazzo apareceram na rede Globo nos programas Bom Dia São Paulo e Antena Paulista.

Respirando Saúde 

Aula gratuita de Yoga no Parque Burle Marx com a Profª Leila de Souza Pinto

Equipe do Saúde e Sustentabilidade: Carla Mallett (voluntária), Leila Pinto
(professora de yoga) e Evangelina Vormittag (diretora presidente)

Exposição de Painéis Educativos

Os temas dos painéis foram: “Mudança Climática e água engarrafada: deixe de lado este hábito”, “Poluição e o coração: uma bomba relógio” e “Poluição e exercício físico na cidade: mitos e realidade”.

Os parques Burle Marx, Villa Lobos, Ibirapuera, Ecológico do Tietê (Ermelino Matarazzo) e Água Branca expuseram os paineis, além do Mercado Municipal. Os painéis falaram sobre poluição atmosférica e coração, poluição atmosférica e exercício físico e mudança climática e água engarrafada.

Painéis no Parque do Ibirapuera

Os painéis também foram expostos na sede da Associação Paulista de Medicina.

Para saber mais sobre as ações do Instituto na Virada Sustentável clique aqui.

 Veja as fotos deste evento.