A Virada da Mobilidade é um evento que acontece na cidade de São Paulo (16 a 23 de setembro), em vários pontos da cidade e para todos os públicos. Surgiu da necessidade de se promover o debate e a conscientização sobre a temática da mobilidade urbana, de forma lúdica e divertida, demonstrando ao cidadão que ele pode se tornar um agente de mudança desse cenário, resgatando a sua liberdade para repensar o planejamento diário de seus trajetos e incentivando-o a perceber seu papel no trânsito.

As atividades práticas do evento promovem a análise de propostas que envolvam múltiplos modais de transporte, com ênfase no uso de alternativas mais sustentáveis e inteligentes em grandes concentrações urbanas, como: a bicicleta e o consumo colaborativo (dividir um táxi, utilizar um fretado ou dar carona).

Um dos principais aspectos da comunicação na Virada da Mobilidade é conscientizar o visitante dos efeitos do uso do transporte individual privado e seu papel nos impactos que esse causa no trânsito, poluição e acidentes.

Paralelamente, o evento visa estimular as pessoas a trocar algum trecho de seu percurso pela bicicleta, pela caminhada ou pelo transporte público.

O evento é de iniciativa e coordenação de Márcio Nigro do Caronetas, em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, a Virada Sustentável, a VeliMobi e o SampaPé.

ROTEIRO DE ATIVIDADES

  • Competição Multimodal

A competição tem por objetivo estimular a intermodalidade na cidade. Ao invés de estimular a competição entre os diferentes modais disponíveis, a proposta é fazer com que o usuário experimente utilizar 3 modais diferentes para chegar a um destino comum partindo das 4 diferentes zonas da cidade. Foram escolhidos os principais parques de cada uma das regiões como ponto de partida, e o destino será o Parque Ibirapuera. De cada região partirão 2 competidores e um cadeirante e cada competidor  será acompanhada por uma equipe de filmagem que gravará as escolhas e dificuldades do percurso.

  • Atividades no Parque do Ibirapuera

Vários coletivos estarão realizando atividades relacionadas à Mobilidade urbana. Traga sua bike, seu skate, ou suas idéias  e sua família e venha conhecer ações  idéias que estão transformando a cidade

  • Bicicletada e Caminhada

Passeio ciclístico e caminhada para o público geral.

  • Seminários

Quatro seminários apresentarão as principais problemáticas que compõe a temática da mobilidade urbana, como a saúde, o planejamento e a economia.

Seminário Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde organizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, Vereador Gilberto Natalini – Câmara dos Vereadores e Virada da Mobilidade a ser realizado no dia 23 de setembro de 2013 na Câmara Municipal. Para saber mais sobre o Seminário, clique aqui.

Seminário Mobilidade Urbana: Segurança e Saúde organizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, Detran e Virada da Mobilidade a ser realizado no dia 18 de setembro de 2013 no Palácio dos Bandeirantes. Para saber mais sobre o Seminário, clique aqui.

 

Acesse o site da Virada da Mobilidade e  conheça a programação com mais detalhes