O livro Meio Ambiente e Saúde: O Desafio das Metrópoles, lançado em novembro de 2010, é uma ação do Projeto Observatório de Sustentabilidade Urbana para Megalópole São Paulo – Foco em Saúde.
Contextualizada numa sociedade na qual, pela primeira vez na História, há mais pessoas vivendo em cidades do que em zonas rurais, a obra considera que o local onde as pessoas vivem afeta a saúde e as oportunidades que elas têm para desfrutarem uma vida plena, em todo o seu potencial. O livro está em consonância com temas de preocupação mundial lançados como um dos grandes desafios em saúde do século XXI pela Organização Mundial de Saúde e Associação Médica Mundial: Urbanização, Poluição e seus efeitos sobre a saúde.
A qualidade de vida e a saúde dos moradores das cidades é um aspecto da relação cidade e meio ambiente raramente abordado. O ser humano é o ponto fundamental e esquecido da questão ambiental nas grandes metrópoles.
Fruto do amadurecimento da rica experiência de reunir profissionais e professores de diversas áreas de atuação e integrar o conhecimento acerca das questões de urbanização sob o ponto de vista da Saúde, o livro em questão propõe um novo olhar sobre a cidade, colocando o homem e a saúde humana no centro do debate sobre o meio ambiente urbano.
Coordenado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, a obra tem autoria compartilhada de 37 especialistas de diferentes áreas do conhecimento e prefaciada pelo Secretario do Verde e Meio Ambiente, Dr. Eduardo Jorge Alves Sobrinho. O renome e qualificação dos autores conferem a multidisciplinaridade, relevância e qualidade à obra. A ilustração da capa é de autoria de Fernando Heynen.
Coordenadores do livro:
Evangelina da M. Pacheco A. de Araujo Vormittag
Paulo Saldiva
Coordenadores de capítulos:
Alfred Szwarc Emília Wanda Rutkowski Ermínia Maricato Gina Rizpah Besen Helena Ribeiro |
Ligia Vizeu Barrozo Luiz Alberto Amador Pereira Simone Georges El Khouri Miraglia Suzana Pasternak |
Autores:
Agostinho Tadashi Ogura Ailton Pinto Alves Filho Alfésio Luís Ferreira Braga Alfred Szwarc Ana Lucia Brasil Angela Cassia Rodrigues Cacilda Bastos Pereira da Silva Chin An Lin Denise Maria Sette Edelci Nunes da Silva Eduardo Alcântara Vasconcellos Emília Wanda Rutkowski Ermínia Maricato Evangelina da M. P. A. de Araujo Vormittag Francisco Comarú Gabriel Murgel Branco Gina Rizpah Besen Helena Ribeiro João Vicente de Assunção |
Ligia Vizeu Barrozo Luiz Alberto Amador Pereira Luiz Antonio Cortez Ferreira Mara Gândara Maria Cristina da Silva Leme Maria de Fátima Andrade Marina Jorge de Miranda Maurício Simões Abrão Micheline de S. Zanotti Staglionario Coelho Paulo Afonso de André Paulo Saldiva Pedro Roberto Jacobi Renato Tagnin Roseane Maria Garcia Lopes de Souza Simone Georges El Khouri Miraglia Suzana Pasternak Ubiratan de Paula Santos Wanda Maria Risso Günther |
Capítulos:
1. O homem e o meio ambiente urbano
2. De vila a metrópole
3. Crise urbana, produção do habitat e doença
4. Alterações no clima urbano
5. As águas metropolitanizadas do Alto Tietê Debilitadas pelo uso abusivo, revigoradas
com os serviços ambientais
6. Resíduos sólidos: vulnerabilidades e perspectivas. A insustentabilidade da geração
excessiva de resíduos sólidos
7. Mobilidade sustentável: realidade e desafios
8. O ar da cidade, ruído e as desigualdades na saúde
9. Quanto custa viver nas metrópoles?
10. Geografia da mortalidade em São Paulo
Data: Novembro 2010
Referência: Edição Ex-Libris Comunicação Integrada.