Data: Outubro de 2015

Realização: Instituto Saude e Sustentabilidade; Ministério da Saúde do Brasil – Secretaria de Ciência, Tecnologia, Insumos Estratégicos (SCTIE), Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), Coordenação Geral de Gestão do Conhecimento (CGGC); Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS),

Descrição: A Rede EVIPNet – Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), financiada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que tem como objetivo promover o uso sistemático de evidências de pesquisas de saúde na formulação de políticas de saúde, a fim de melhorar a qualidade do trabalho e a aplicação de recursos.

No Brasil, esta Rede é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Em 2014, a Rede EVIPNet Brasil lançou a primeira chamada pública de Apoio a Projetos de Políticas Informadas por Evidências, aberta a instituições de pesquisa e da sociedade civil. Assim, o Instituto Saúde e Sustentabilidade foi uma das 10 organizações selecionadas no edital, participa da Rede EVIPNet, pelo projeto “Reduzindo a emissão do poluente atmosférico – material particulado – no ambiente urbano em benefício da saúde”.

A Síntese fornece oportunidades de discutir o problema, opções para seu enfrentamento e considerações de implementação, e ainda considerações de implementação, inclusive quanto à equidade.