Observatório de Sustentabilidade Urbana – Foco em Saúde

Projeto iniciado em 2009, com o objetivo colocar a saúde humana no centro das discussões ambientais urbanas, propondo um novo olhar para os problemas das cidades.

“Ecossistemas complexos e frágeis, as cidades passaram a ser o ponto central da questão ambiental do Brasil”, salienta Dr. Paulo Saldiva. Há, porém, um aspecto da relação entre cidade e meio ambiente raramente abordado nessas discussões: a qualidade de vida do homem. “O ser humano é o ponto esquecido da questão ambiental. Os órgãos ambientais estão, grosso modo, despreparados para lidar com as questões de saúde. Sua atenção está voltada para os ecossistemas das áreas remotas, com pouca atuação no ambiente urbano. Por outro lado, os órgãos de saúde ainda não incorporam de forma orgânica a questão ambiental no rol de suas atribuições primordiais”, pondera.

Assim, o Instituto Saúde e Sustentabilidade provoca a união de duas áreas que vem trabalhando separadamente, sem considerar que uma – o meio ambiente, impacta drasticamente na outra – a saúde, antes mesmo do ser humano nascer.

Essa iniciativa assume para si o grande desafio de transformar a ciência em ação, contribuindo para que o conhecimento em saúde ultrapasse os muros das universidades, hospitais e consultórios, e ajude a colocar a saúde humana na pauta de políticas públicas integradoras, baseadas na observação das necessidades ambientais urbanas.

Para alcançar seu objetivo, o Observatório de Sustentabilidade Urbana – Foco em Saúde se propõe a criar conceitos, reunir informações, emitir opiniões e disseminar conhecimento para a população em geral e órgãos do governo, responsáveis pelas decisões públicas, sensibilizando-os e conscientizando-os para transformação.

O que nos motivou a desenvolver esse projeto:

  • Pela primeira vez na história há mais pessoas vivendo em cidades do que em zonas rurais.
  • O local onde as pessoas vivem afeta a saúde e as oportunidades que elas têm para desfrutarem uma vida plena, em todo o seu potencial.
  • Urbanização, poluição, mudança do clima e seus efeitos sobre a saúde são temas de preocupação mundial, lançados como um dos grandes desafios em saúde do século XXI, pela Organização Mundial da Saúde e pela Associação Médica Mundial.

Conheça as ações do Observatório de Sustentabilidade Urbana – Foco em Saúde por tema de atuação:

Saude_e_sustentabilidade_nas_cidades_pequeno

poluicao_do_ar_pequeno

mudanca_do_clima_pequeno

“Urbanização e poluição e seus efeitos sobre a saúde são temas de preocupação mundial, lançados como um dos grandes desafios em saúde do século XXI”