Cerca de 600 atividades culturais e educativas, ligadas aos temas da sustentabilidade, agitarão a capital paulista.
Com centenas de atrações espalhadas por mais de 120 espaços e parques da cidade, São Paulo receberá, nos dias 2 e 3 de junho, a segunda edição da Virada Sustentável, com o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população, usando a arte, a cultura e o lúdico como ferramentas principais.
A abertura ocorre no sábado, às 8h, quando a capital paulista será tomada por diversas atrações gratuitas, como exposições, filmes, oficinas, workshops, peças de teatro e shows de música, sempre com conteúdo ligado aos temas da sustentabilidade, como biodiversidade, água, mudanças climáticas, mobilidade urbana, consumo consciente, qualidade de vida e cidadania, entre outros. No primeiro dia, as atividades acontecem das 8h às 24h. No domingo, as atrações iniciam novamente às 8h e terminam às 20h.
A 1ª edição do evento, que ocorreu em 2011, reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. Neste ano, a Virada Sustentável estará ainda mais espalhada por São Paulo, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, inclusive na periferia. “Além dos grandes parques, praças e centros culturais, conseguimos levar a Virada Sustentável para os bairros periféricos. Com esta distribuição, teremos um evento ainda mais democrático”, destacou André Palhano, organizador da iniciativa junto com a publicitária Mariana Amaral.
“A Virada Sustentável tem a virtude de ser uma mobilização espontânea da sociedade. As pessoas participam porque querem. A educação se faz com diálogo e conhecimento”, disse Eduardo Jorge Martins, secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, no evento de apresentação institucional realizado no último dia 22 de maio.
As decisões da equipe de organização são orientadas por um Conselho Curador, constituído por 16 profissionais reconhecidos na área de sustentabilidade, com atuação em diferentes setores da sociedade. Além de analisar e aprovar a aderência das atrações, o Conselho decide as questões éticas relacionadas ao evento, como o veto à participação de empresas de álcool, armamento e tabaco.
“Queremos mostrar que a sustentabilidade pode, e deve, ser incorporada como um valor positivo pela população. A Virada tem uma abordagem diferente: ela mobiliza pela inspiração”, conclui Mariana Amaral.
Mobilização para a Sustentabilidade
A Virada Sustentável conta com uma série de apoios e parcerias:
Apoio: Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (SVMA), São Paulo Turismo (SP Turis), Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, SESC São Paulo e Senac.
Apoio institucional: Rede Nossa São Paulo.
Parceiros: W/McCann (agência de comunicação), Lead Comunicação (relacionamento com imprensa) e Woden! (mídias digitais).
Rádios oficiais: Eldorado Brasil 3000 e Rádio Estadão ESPN.
Site oficial: Catraca Livre.
Patrocínio: Braskem.
A parceria inédita com SESC São Paulo e Senac também irá enriquecer a programação em 2012.
Confira a programação completa em http://migre.me/9bmkH (arquivo .pdf para download).
Mais informações em www.viradasustentavel.com
Mídias sociais:
Facebook: www.facebook.com/viradasustentavel
Twitter: www.twitter.com/virasustentavel
Saiba mais das atividades do Instituto, clicando aqui.