A Revista Interfacehs – Senac São Paulo acabou de lançar uma edição temática especial, em parceria com o Instituto de Saúde e Sustentabilidade, sobre “Mudança do Clima e Saúde nas Megacidades”.

A parceria para esta edição surgiu a partir da Carta de Recomendações em Saúde São Paulo, C40 2011, entregue na São Paulo C40 Large Cities Climate Summit, reunião de prefeitos das maiores cidades do mundo que aconteceu em São Paulo no início de junho. O documento propõe medidas práticas para serem adotadas por megacidades que combinem de maneira mais efetiva a diminuição e adaptação da emissão dos gases de efeito estufa de um lado e os benefícios imediatos à saúde de outro. Elaborada a partir de um workshop promovido pela Faculdade de Medicina da USP e organizado em parceria com Comitê Gestor Local do C40, Coordenadoria do Quadrilátero Saúde/Direito da USP e Instituto Saúde e Sustentabilidade, a Carta tem autoria compartilhada de 78 professores e profissionais.

A edição especial contou com catorze colaboradores, dentre os quais seis participaram da elaboração da Carta e sete são também autores do livro Meio Ambiente e Saúde o Desafio das Metrópoles, publicado pelo Saúde e Sustentabilidade em 2010.

Com editorial escrito pelo Professor Paulo Saldiva, a publicação conta com quatro artigos inéditos em português, além da tradução de dois artigos de língua estrangeira.
Dra Evangelina escreveu a resenha, justificando a importância do tema e mencionando dados na íntegra da Carta de Recomendações, com os devidos créditos para os autores da Carta.

A Revista Interfacehs é uma publicação exclusivamente eletrônica do Senac SP, com periodicidade quadrimestral, que se propõe a discutir Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade.