Publicado na edição de abril da revista Scientific American Brasil, o artigo Um Check-up de São Paulo – A Saúde Precária de uma Velha Senhora, coloca a cidade de São Paulo no papel de uma paciente doente para mostrar as questões de sustentabilidade urbana e seus efeitos sobre a saúde de seus habitantes.

Escrito pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, o texto foi consolidado por Paulo Saldiva e Evangelina Vormittag, a partir do resultado do trabalho realizado por 34 autores durante o workshop “São Paulo – Sustentabilidade, Saúde e Cidadania”, em setembro de 2009, na Faculdade de Medicina da USP. A ação faz parte do Projeto Observatório de Sustentabilidade Urbana – Foco em Saúde do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Para saber mais sobre o projeto clique aqui.

De maneira simples, didática e repleta de imagens ilustrativas, a cidade de São Paulo e toda a sua região metropolitana, são reprovadas numa série de exames da qualidade da saúde urbana da cidade. Os problemas passam pela poluição atmosférica, fontes de água potável, tratamento de esgoto, enchentes, ilhas de calor, entre outros.

O objetivo é alertar a população para esses perigos que já são críticos no presente, mas, se ignorados, poderão se tornar irreversíveis no futuro imediato.

Os autores que contribuíram para a elaboração deste documento são: Afra Balazina, Agostinho Tadashi, Ogura, Alex Kenya Abiko, Alfred Szwarc, Ana Lúcia Brasil, Andrea de Lima Barbosa, Cacilda Bastos Pereira da Silva, Carolina Born Toffoli, Clarice Umbelino de Freitas, Diogo Ferreira, Eduardo Geraque, Emilia Wanda Rutkowski, Flávio Francisco Vormittag, Francisco de Assis Comarú, Gina Rizpah Besen, Laís Fajersztajn, Ligia Vizeu Barrozo, Luiz Alberto Amador Pereira, Luiz Antonio Cortez Ferreira, Maria Cristina Haad Martins, Maria de Fátima Andrade, Maria de Souza Tavares, Marina Jorge de Miranda, Micheline de S. Zanotti S. Coelho, Mozart de Carvalho Pereira, Orlando Strambi, Patrick Bellelis, Pedro Roberto Jacobi, Renato Arnaldo Tagnin, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, Simone Georges El Khouri Miraglia e Suzana Pasternak Taschner.

Confira aqui a reportagem completa.