O dia a dia das organizações do terceiro setor é marcado pelo desafio de captar recursos. Desafio maior quando falamos de recursos livres, que entram sem um destino específico, como direcionado para um projeto.  Como qualquer organização, precisamos pagar contas: salários (sim, nem só de voluntários vive o terceiro setor), aluguel, impostos… Em outras palavras, precisamos de recursos para manter nossa estrutura básica.

Do lado dos doadores, principalmente pessoas físicas, costumo ouvir sobre a dificuldade de como doar, como encontrar uma organização séria e como ajudar. O famoso “quero doar e não sei como”. O fato é que entre a vontade de ajudar e a doação existe um caminho que precisa ser encurtado. Para doar, as pessoas precisam ir além da intenção e as organizações precisam facilitar o processo, apresentarem bons projetos e serem transparentes com relação ao uso do recurso e resultados.

Dados do World Giving Index 2015 da Charities Aid Foundation mostram que, no ranking geral de doações, o Brasil está em 105 (total de 145 países). O ranking considera as categorias tempo, dinheiro e ajuda a “estranhos”. Caímos de 90 em 2014 para 105 em 2015!

Incentivar a cultura de doação é urgente. Nesse cenário, acontece hoje o segundo #diadedoar no Brasil. Promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação, buas, além de doações pontuais durante a data, estimular a cultura de doação permanente e colocar o tema em discussão.

Deixo aqui meu convite para participarem. Entre em http://www.diadedoar.org.br/, conheça as causas, como participar e junte-se a nós!

Se sua causa for saúde nas cidades, veja como apoiar o Instituto Saúde e Sustentabilidade no #diadedoar:

Doe agora pela Internet: https://www.saudeesustentabilidade.org.br/index.php/faca-uma-doacao-agora/

Faça uma transferência para Banco Itaú | Agência 0349 | Conta Corrente 05849-5 | CNPJ: 10.635.252.0001-10

Transforme suas compras online em doação. Acesse http://www.opolen.com.br/instituto-saude-e-sustentabilidade com o Google Chrome, escolha “Eu quero ajudar” , adicione O Polen, pronto! Após instalado, toda vez que você comprar em uma das nossas lojas parceiras, você escolhe ajudar na barrinha e pode continuar a compra normalmente. Ao finaliza-la um percentual de sua compra será destinado ao Instituto, sem você gastar um centavo a mais por isso.

Doações na semana do #diadedoar acima de R$40 para o Instituto Saúde e Sustentabilidade ganham o Livro Meio Ambiente e Saúde: o Desafio das Metrópoles

 

Paola Liguori, é Gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto Saúde e Sustentabilidade. Lida com o desafio de captar recursos diariamente e acredita que, com crise ou sem crise, o dinheiro está circulando. Cabe as pessoas, empresas e terceiro setor fazer a cultura de doação acontecer.