A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo propõe, nos dias 09 e 10 de abril, o Workshop Clima e Saúde nas Megacidades, em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, o Comitê Gestor Local do C40 e a Coordenadoria do Quadrilátero Saúde/Direito da USP.

Trata-se de uma Reunião Técnica de Saúde para a elaboração da Carta de Recomendações em Saúde – São Paulo, C40 2011 a ser entregue na São Paulo C40 Large Cities Climate Summit.

É a quarta vez que os prefeitos das maiores cidades do mundo se reúnem, através da Rede C40 para discutir medidas de combate às mudanças climáticas. A edição de 2011 será um marco, já que é a primeira vez que a reunião de líderes acontece em um país do hemisfério Sul. A reunião nasce com o objetivo de propor políticas de mitigação e adaptação para auxiliar as cidades na redução de gases de efeitos estufa e programas de energia limpa e energia eficiente que serão seguidas por todas as cidades signatárias. Para saber mais sobre a C40 acesse http://www.c40cities.org.

A novidade desta edição brasileira é que os representantes paulistas do Comitê Gestor Internacional da reunião, numa atitude promissora e respeitável, dispuseram-se a romper fronteiras e ouvir a Saúde e as suas propostas, incluindo o tema na pauta de discussões no C40.

O Workshop será realizado na Faculdade de Medicina da USP. É um evento fechado para pesquisadores e profissionais convidados que terão o desafio de elaborar um documento propositivo relacionando as práticas que combinariam de modo mais efetivo os benefícios climáticos com a melhora da saúde humana, a Carta de Recomendações em Saúde – São Paulo, C40 2011.

A iniciativa da Carta de Recomendações conta com o apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo Gabinete do Vereador Natalini, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental, Rede Nossa São Paulo, Vitae Civilis. Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina (APM), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Associação de Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), Albert Einstein Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

A parceria comprova o pioneirismo do Instituto em informação em Saúde e Sustentabilidade.

Para ver a programação do evento clique aqui.

Informações para os convidados clique aqui.

Apoio: