19/10/2018

Médicos denunciam atrasos das políticas antipoluição no Brasil, em prejuízo à saúde da população

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone

Na ocasião, a Associação Paulista de Medicina e o Instituto Saúde e Sustentabilidade abrirão a exposição “Um Minuto de Ar Limpo”, com informações sobre os efeitos da poluição no corpo humano

Em 24 de outubro, data em que todo o planeta destaca o Dia da ONU, com o aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas, a Associação Paulista de Medicina (APM) e o Instituto Saúde e Sustentabilidade (ISS) divulgarão à imprensa dados estarrecedores sobre a poluição do ar e saúde, que comprovam que o Brasil segue na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Na oportunidade, serão apresentadas estatísticas inéditas sobre mortalidade e internações públicas por doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer de pulmão, custos ao sistema de saúde, perda de produtividade etc.

Haverá ainda divulgação de manifesto pela atualização imediata dos Padrões nacionais de qualidade do ar e do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), em prol da saúde da população brasileira.

A APM e o ISS lançarão ainda a campanha Medicina e Sociedade, uma contribuição dos médicos de São Paulo para melhorar a saúde dos brasileiros. A iniciativa compreende uma série de vídeos com orientações de especialistas renomados, como Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, e outros médicos clínicos, pediatras, cardiologistas e pneumologistas que lidam no dia a dia com seus pacientes e testemunham os efeitos da poluição do ar.

Será disponibilizada aos cidadãos uma cartilha com dicas para ajudar a reduzir a poluição atmosférica. Simultaneamente, ocorrerá a abertura oficial, com entrada franca para a população, da exposição “Um Minuto de Ar Limpo”, de fotos e infográficos com informações sobre os efeitos da poluição no corpo humano.

Na mostra, será possível ver as principais reações do organismo, como a poluição afeta o sono e a interferência direta na infertilidade precoce, entre outros males.

 

APM | Coletiva Poluição
Data: 
24 de outubro
Horário: 
10h30
Local: 
APM – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista