IMG_8142

Nos dias 11 e 12 de agosto, o Instituto Saúde e Sustentabilidade realizou a Oficina de Capacitação nas ferramentas SUPPORT da Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), com o objetivo de promover o uso apropriado de evidências científicas no desenvolvimento e implementação das políticas para a saúde.

A Oficina apresentou seis unidades temáticas de conteúdo da Rede, que abordaram o histórico de experiência da EVIPNet Brasil, e os passos que devem ser seguidos para elaboração de uma Síntese de Evidências e organização de Diálogo Deliberativo no intuito de subsidiar políticas públicas de saúde com evidências, auxiliando os formuladores de políticas públicas e tomadores de decisões frente à determinados problemas.

Participaram do evento representantes do setor público municipal de Curitiba e São Paulo, da academia e do terceiro setor, e foi ministrado pela Diretora Presidente do Instituto, Evangelina Vormittag, e Cristina Guimarães, acompanhadas por Fabiana Costa, do Ministério da Saúde.

Participantes da Capacitação:

Ana Lydia Carvalho – Instituto Saúde e Sustentabilidade

Evelise Barboza – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis/ Secretaria Municipal de Saúde

Giovanna Arjonilla  – Instituto Saúde e Sustentabilidade

Jefferson Rodrigues – Coordenadoria Regional de Saúde Leste/ APS Santa Marcelina

Julio Chiquetto – Universidade de São Paulo

Marina Miranda – Instituto Saúde e Sustentabilidade

Pollyanna Câmara – Associação Saúde da Família

Vera Lucia Drehmer – Secretaria Municipal de Curitiba


O Instituto Saúde e Sustentabilidade é um dos integrantes da Rede EVIPNet. No Brasil, a rede é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e apoiado pela OPAS.