O Instituto Saúde e Sustentabilidade está entre os 10 projetos selecionados na chamada pública EVIPNet Brasil 2014, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de promover o uso sistemático de evidências de pesquisas de saúde na formulação de políticas de saúde, a fim de melhorar a qualidade do trabalho e a aplicação de recursos.

A proposta do Instituto é criar um documento que traz evidências sobre o impacto da poluição atmosférica, causada pelo material particulado – conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças, entre outros materiais sólidos e líquidos – na saúde da população. Após essa síntese, será criado um canal de diálogo com os principais atores, como poder público e instituições privadas, para que todos possam contribuir com informações. “Nosso objetivo é poder utilizar este material para influenciar nas políticas públicas de qualidade do ar, e, consequentemente, contribuir na melhora da saúde das pessoas”, explica Evangelina Vormitagg, presidente do Instituto.

Para o desenvolvimento do trabalho já foram realizadas duas oficinas com os grupos da Chamada EVIPNet. A primeira, em Brasília (DF), objetivou a integração de grupos de pesquisadores para o alinhamento á metodologia e produtos da Rede e oportunizou ajustes técnicos operacionais para o fomento aos projetos. A segunda, que aconteceu em maio deste ano em São Paulo, foi um encontro de matriciamento e capacitação nas ferramentas SUPPORT nos dias 21 e 22 de maio de 2015 em São Paulo.

Encontro de São Paulo

 “O intercâmbio que essa oficina proporciona agrega valor ao processo da Chamada e estabelece uma rede colaborativa importante para o crescimento do país”, afirma Jorge Barreto da Secretaria Executiva da EVIPNet Brasil.

A Chamada pública EVIPNet Brasil 2014 selecionou 10 projetos com temas heterogêneos e de relevância para a tomada de decisão qualificada do gestor em saúde. Hipertensão arterial, anemia falciforme, desenvolvimento na primeira infância, cardiologia pediátrica, núcleo de evidência, poluição atmosférica, hanseníase, acidentes de trânsito e urgências hospitalares compõem os projetos da Chamada.

Saiba mais sobre o EVIPNet Brasil 2014 aqui: http://brasil.evipnet.org/