No último final de semana aconteceu em São Paulo a primeira edição da Virada Sustentável com mais de 480 atrações e 500mil participantes. O Instituto Saúde e Sustentabilidade esteve presente em oito pontos da cidade, incluindo cinco parques, para levar informação em Saúde e Sustentabilidade a todos os interessados.

As atividades tiveram início no sábado dia 04 de junho com um bate-papo com o médico Paulo Saldiva no auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Sentado no palco, Saldiva conversou com os presentes sobre o que os moradores das cidades precisam saber quanto o assunto é meio ambiente e saúde. O encontro foi finalizado com a apresentação do filme “Homem-bomba do Bem”, programa do Cidades e Soluções da Globo News inspirado no livro Meio Ambiente e Saúde: o Desafio das Metrópoles, lançado pelo Instituto no ano passado.

Já no domingo o dia foi de atividade física. Antes das 7h00 a equipe do Instituto já estava no parque Ecológico do Tietê preparando suas atividades para a Etapa Ermelino Matarazzo do Circuito Popular de Corrida de Rua de São Paulo. O Circuito, organizado pela SEME (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo), também aderiu à Virada Sustentável em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Mesmo com o frio, os 2.500 participantes compareceram ao evento, assim como o Secretário de Esportes, Bebeto Haddad, que elogiou a iniciativa do Instituto Saúde e Sustentabilidade ao disseminar informações e realizar exames diagnósticos sobre os fatores de risco do infarto do coração. Em parceria com a Droga Raia foram realizados cerca de 2.000 exames entre diagnósticos de glicemia e colesterol, aferição da pressão arterial e medida índice de massa corpórea. “Como moradora da região, posso dizer que nunca foi feita uma ação assim neste parque. Para alguns participantes, foi o primeiro exame de colesterol. A fila está enorme e é um prazer poder contribui com esta ação” disse Natália Estavarenco, membro da equipe do Instituto Saúde e Sustentabilidade. As ações no Parque Ecológico não pararam por ai, em parceria com a Livraria Saraiva, foram doados, em apenas 4 horas, 2 mil livros infantis e infanto-juvenis, separados em 18 títulos. As ações em Ermelino Matarazzo apareceram na rede Globo, no dia 06 de junho, durante o programa Bom dia São Paulo e, no dia 19 de junho, no Programa Antena Paulista.

Clique aqui pra assistir o Bom dia São Paulo.

Um pouco mais tarde no domingo, o parque Burle Marx recebeu uma aula gratuita de yoga com a professora Leila de Souza Pinto do Lesedi.

Os painéis educativos foram expostos nos parques Burle Marx, Villa Lobos, Ibirapuera, Ecológico do Tietê (Ermelino Matarazzo) e Água Branca, além do Mercado Municipal. Os painéis falaram sobre poluição atmosférica e coração, poluição atmosférica e exercício físico e mudança climática e água engarrafada.

A exposição de fotografias na estação Estação Tiradentes do Metro está maravilhosa e continua até o dia 30 de junho.