O Instituto Saúde e Sustentabilidade foi uma das organizações selecionadas “Jornada de Tecnologia aplicada a um projeto” da IBM para receber um serviço especializado de consultoria na idealização de uma iniciativa tecnológica com fins sociais.

A parceria conta com o conhecimento e a experiência de consultores IBM que conduziram um processo de co-criação para idealizar uma ferramenta tecnológica capaz de empoderar cidadãos com informações sobre poluição e impacto na saúde.

O primeiro Workshop, realizado no dia 23 de setembro, teve como objetivo identificar o problema e pensar como seria a experiência do usuário dessa potencial ferramenta tecnológica, desde as informações que ele poderia ter acesso até as ações que poderiam ter tomadas a partir do empoderamento. Essa atividade reuniu a equipe do Instituto Saúde e Sustentabilidade e de consultores da IBM; Paulo Afonso, pesquisador da USP; e Marcos de Souza, da Mobilize Brasil.

No dia 3 de outubro a equipe de consultores da IBM promoveu o segundo Workshop da Jornada de Tecnologia somente com os colaboradores do Instituto Saúde e Sustentabilidade, e abordou a importância do desenvolvimento incremental para a entrega de um produto. Neste sentido, os participantes refletiram sobre o Minimum Valuable Product (MVP) e Minimium Loveable Product (MLP), identificando a viabilidade das ideias e quais eram mínimas condições da ferramenta tecnológica que poderia ser apresentada para o usuário, com agregação de valor.

A parceria do Instituto Saúde e Sustentabilidade com a IBM está em andamento, e em breve você poderá acompanhar as novidades pelos nossos canais de comunicação.