Na próxima terça (13/05), 14h30, acontece o evento “Mobilidade urbana em SP: ciclovias em debate”, no Centro Universitário da FEI, que visa abordar os desafios e perspectivas para integração de ciclovias no sistema de mobilidade urbana na cidade, destacando sua relação com o aspecto econômico, ambiental e social. Promovido pelo departamento administrativo da FEI, o encontro é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site: www.fei.edu.br/mobilidadeurbana.

O debate será desenvolvido com os seguintes especialistas:

  • Jornalista José Roberto de Toledo (colunista do jornal portal Estadão.com), que falará sobre a relação das bicicletas com a economia da capital paulista, tais como o desenvolvimento de bicicletas elétricas pelas grandes montadoras de automóveis;
  • Luciana Nicola, superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Banco Itaú, empresa parceira do projeto ‘Bike Sampa’, sistema de empréstimos e aluguel de bicicletas da cidade de São Paulo;
  • Arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa que discutirá o planejamento cicloviário e a relação com a educação e a cultura da sociedade na implantação de ciclovias;
  • Professora Thais Mauad, do Departamento de Patologia e pesquisadora do laboratório de poluição atmosférica da Universidade de São Paulo – USP, que discorrerá sobre a saúde e o impacto da poluição aos ciclistas das grandes cidades.

Durante o evento, o aluno do curso de administração da FEI, Lucas Rodrigues Lamas, apresentará o projeto que utiliza o movimento das pedaladas para gerar energia, manter as luzes dos faróis e lanternas da bicicleta acesas e carregar um aparelho celular ou um GPS.

Outra ação será a exposição Bike Innovation com quatro protótipos de bicicletas desenvolvidas por alunos e professor de Engenharia Mecânica da FEI. São duas réplicas de bicicletas feitas de madeira, uma criada por Leonardo da Vinci (1490) e outra pelo francês Conde Mede de Sivrac (1790) – e dois modelos futuristas. Além das bikes, um uniforme para ciclistas também faz parte da mostra. A vestimenta foi desenvolvida e confeccionada pelo departamento de Engenharia Têxtil da FEI com tecnologias que contribuem para um bom desempenho dos atletas.

Os presentes também terão oportunidade de participar de uma oficina, feita em parceria com a empresa Base Bike Store, sobre os cuidados com a bicicleta e receber noções de manutenção preventiva, além de esclarecimentos sobre a importância de acessórios e equipamentos de segurança.

Serviço:

Data: 13 de maio de 2015

Horário: das 14h30 às 18h

Local: Centro Universitário da FEI, campus São Paulo (Rua Tamandaré, 688 – Liberdade – SP)

Inscrições: Gratuitas: www.fei.edu.br/mobilidadeurbana

Vá de bike! Estacionamento no local