No último dia 08 de agosto, O Instituto Saúde e Sustentabilidade e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em parceria, apoiaram o Circuito Popular de Corridas de Rua da Cidade de SP – Etapa Freguesia do Ó organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.

A Etapa Freguesia do Ó aconteceu num domingo muito especial; além de dia dos pais, a data comemorou o dia Nacional do Controle do Colesterol.

Por este motivo, a participação do Instituto Saúde e Sustentabilidade e SBC teve como objetivo orientar sobre os perigos do colesterol alterado para as doenças isquêmicas do coração

Controlar o colesterol diminui em 33% o risco de infarto do coração, 25% o risco de morte e 25% o risco de derrame cerebral. O colesterol é um tipo de gordura que em excesso causa pode causar doença do coração e ser fatal. Ele não apresenta sintomas, mas quando detectado precocemente pode facilmente ser tratado com a orientação de um médico.

O exercício físico regular beneficia a saúde e geralmente é indicado como parte do tratamento. Para oferecer estas e outras informações, foram distribuídos folhetos sobre o colesterol. O folheto ainda chamou a atenção para os efeitos da poluição sobre a saúde.
Para ler o folheto clique aqui.

O circuito foi um evento saudável e alegre. “As pessoas acordaram cedo, praticaram exercício, receberam informações sobre saúde e, quando o evento acabou, ainda tinham o dia inteiro para aproveitar o dia dos pais” diz Hermes Fajersztajn que participou na modalidade caminhada.

Gislaine da Fonseca (Gerente Administrativa da SBC – Sede SP),
Edison Britto (voluntário do Instituto Saúde e Sustentabilidade),
Hermes Fajersztajn (participante da corrida na modalidade caminhada),
Evangelina Vormittag (Diretora Presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade)
e Laís Fajersztajn (Secretária – Instituto Saúde e Sustentabilidade)

Evangelina Vormittag (Diretora Presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade),
Valter Antônio da Rocha, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo e Gislaine da Fonseca (Gerente Administrativa da SBC – Sede SP).

Solange Maria C. de Souza Menzel (Supervisora da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo) e Evangelina Vormittag (Diretora Presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade)

Podium dos vencedores da corrida masculida

Há famílias em que todas as gerações participaram do evento, das crianças aos avós, mostrando que, além de ser saudável e gratuito, o circuito também diverte e une as pessoas.

Integrantes da mesma família no evento

O Instituto Saúde e Sustentabilidade quer aproveitar este ambiente saudável e acolhedor para oferecer aos participantes informações, orientações e oficinas que envolvam o tema saúde e sustentabilidade.

Segundo Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, a Etapa Freguesia do Ó a primeira de muitas ações. Em 2011 o Instituto planeja participar de todas as etapas. “Fizemos uma pesquisa com os participantes do Circuito e houve uma aceitação muito grande do projeto. Entre os interesses mais apontados estiveram exame de colesterol, exame de glicemia e orientações sobre doenças. Iremos trabalhar em cima desses resultados”, afirma.

Neste ano, ainda serão realizadas 6 Etapas:

15/8 São Mateus
22/8 Casa Verde
29/8 São Miguel
05/9 Butantã
12/9 Jabaquara
26/9 Ermelino Matarazzo

As inscrições podem ser feitas com antecedencia pela Subprefeitura, ou na segunda feira da semana da corrida, aproximadamente 10:30 da manhã pelo site www.ativo.com