CETESB instala novas estações em São José dos Campos para monitorar resíduos de veículos e indústrias. Iniciativa será financiada com recursos de compensação ambiental da Revap.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) irá instalar duas novas estações para monitoramento da qualidade do ar em São José dos Campos, no interior de São Paulo, até o fim deste ano. Uma das estações será fixa e outra móvel.

O projeto será financiado com recursos de compensação ambiental da Refinaria Henrique Lage (Revap) da Petrobras, que também será responsável pela instalação e capacitação de técnicos. Em junho, a refinaria foi multada pela CETESB em R$ 201,4 mil  por emitir fumaça preta pelo sistema de tocha. No entanto, a empresa afirma que a instalação das estações não está relacionada ao caso.

Segundo a CETESB, a base móvel irá acompanhar os poluentes emitidos para a atmosfera por veículos, processos evaporativos e indústrias, com o objetivo de verificar as concentrações destas substâncias em áreas próximas à refinaria.

A base fixa irá monitorar óxidos de nitrogênio, ozônio e material particulado, além de medições meteorológicas como direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar.

O último relatório da qualidade do ar divulgado pela CETESB anunciou que São José dos Campos tem a melhor qualidade do ar do interior do Estado.

Saiba mais: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/08/cetesb-inicia-instalacao-estacoes-para-monitorar-qualidade-do-ar-em-s-jose.html