I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa
A Geografia da Saúde no cruzamento dos saberes
21 a 24 de abril de 2014
Coimbra, Portugal

Irá realizar-se em Coimbra, entre os dias 21 e 24 de abril de 2014, o I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa, evento que pretende reunir investigadores, profissionais e decisores com responsabilidades na área da saúde num espaço de encontro, debate de ideias e de apresentação de resultados de investigação nos vários países de língua portuguesa.

Website: http://www.uc.pt/fluc/gigs/geosaud

Página Facebook: https://www.facebook.com/pages/GeoSaude-2014/533254190064332

Está aberta a Submissão de trabalhos

Data limite de envio de resumo: 22 de Setembro de 2013

Na atualidade assistimos a um crescente interesse dos Governos e dos cidadãos em geral pelas questões da saúde. A urbanização crescente, as alterações climáticas, o envelhecimento demográfico, o aumento das desigualdades na saúde e no acesso aos cuidados de saúde, são alguns dos temas que têm motivado o despertar de uma nova consciencialização da importância do Território e da Geografia da Saúde.

Com a realização do GeoSaude’2014, pretende-se, numa lógica de abrangência de múltiplas dimensões, oferecer um espaço de encontro, de debate de ideias e de discussão de resultados de investigação em curso na área da Geografia da Saúde, alargando-o a todos os que se interessam pelas temáticas da saúde numa perspetiva geográfica. Também, por isso, foi decidido que o tema geral que irá nortear a reflexão e o debate seja: A Geografia da Saúde no cruzamento de saberes, organizado em 7 eixos estratégicos.

A finalidade última do GeoSaude’2014 é estimular, reunir e divulgar os contributos de todas as áreas do conhecimento científico que sejam um tributo à reorientação da agenda da saúde, do domínio mediático da luta contra a doença para a visão mais moderna de equidade nos ganhos em saúde, nos Países de Língua Portuguesa.

Neste sentido, convidam-se todos os investigadores que tenham em curso, ou recentemente concluídos, estudos e trabalhos originais neste domínio a submeterem os seus resultados, sob a forma de comunicações orais ou posters, identificando o eixo estratégico em que se integram.

Temas | Eixos Estratégicos:

1. Abordagens Teóricas e Epistemológicas em Geografia da Saúde
2. Alterações Demográficas e Saúde Individual e Coletiva
3. Equidade e Desigualdades em Saúde
4. Variabilidade Climática e Vulnerabilidades em Cenários de Risco
5. Urbanismo e Saúde
6. Avaliação de Impactes na Saúde
7. A Informação Geográfica e os Sistemas de Apoio à Decisão

Para mais esclarecimentos e informações, por favor contatar o
Secretariado do GeoSaude’2014: secretariado.geosaude2014@gmail.com