Nos dias 09 e 10 de abril, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) recebeu um importante evento para a saúde dos moradores de cidades, o Workshop Clima e Saúde nas Megacidades.

Promovido pela FMUSP e organizado em parceria com Comitê Gestor Local do C40, Coordenadoria do Quadrilátero Saúde/Direito da USP e Instituto Saúde e Sustentabilidade, o Workshop reuniu, 78 professores e profissionais altamente qualificados em torno de um objetivo comum: propor medidas práticas para serem adotadas por megacidades que combinem de maneira mais efetiva a diminuição e adaptação da emissão dos gases de efeito estufa de um lado e os benefícios imediatos à saúde de outro. De caráter multidisciplinar, o evento reuniu profissionais com 22 formações diferentes, todas alinhadas com o tema meio ambiente e saúde humana.

Após um café de recepção, Dra. Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, deu início ao cerimonial do evento. A Faculdade de Medicina foi nobremente representada pelo seu diretor, Dr. José Otávio Costa Auler Junior. Dra. Inês Romano, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, representou a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e Dra. Wanda Maria Risso Gunther falou em nome da Coordenadoria do Quadrilátero Saúde/Direito da USP. Todos ressaltaram a importância do evento.

Dr. Oswaldo Massambani, membro do Comitê responsável pela programação técnica da C40, falou sobre a reunião e ressaltou a inclusão, pela primeira vez, de uma mesa sobre saúde no importante encontro internacional. Por fim, retribuindo o empenho dos participantes em disponibilizarem seu expertise e seu final de semana para a causa da saúde, Dr. Carlos Kendi Fukuhara, Presidente do Comitê Gestor do C40 da Secretaria Municipal de Relações Internacionais convidou todos os participantes do Workshop a participarem de Plenárias da C40 São Paulo Summit. Mais informações sobre a reunião acesse http://c40saopaulosummit.com.

Em seguida, ainda no sábado, os participantes foram divididos em grupos temáticos de trabalho: Água, Ar, Clima, Mobilidade, Resíduos e Solo. Cada grupo contou com um coordenador e um secretário, responsáveis pela condução dos debates e relatoria das ideias apresentadas. Cada grupo colaborou com idéias e propostas de mitigação dos males das mudanças climáticas que afetam nossas vidas. No domingo as propostas foram apresentadas e discutidas com todos os participantes reunidos.

Uma das propostas do grupo Água foi a universalização do tratamento do esgoto nas grandes cidades e o reaproveitamento da água da chuva que trariam benefícios em saúde muito bem conhecidos; a diminuição da transmissão de doenças por veiculação hídrica como diarreia e leptospirose.

Todas as propostas comporão a Carta de Recomendações em Saúde de São Paulo – C40 2011 que será apresentada oficialmente na reunião C40 e posteriormente divulgada a todos os interessados.

Ao final do evento, Dr. Paulo Saldiva, grande incentivador deste encontro técnico em saúde, não pode deixar de enfatizar a importância da inclusão do tema “saúde” na agenda da C40. “A razão de ser da cidade é o homem. E essa é a primeira vez que ele aparece na C40, com o tema saúde. É um marco.”

O evento teve apoio da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Albert Einstein Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, AMB – Associação Médica Brasileira, APM – Associação Paulista de Medicina, Câmara Municipal de São Paulo – Gabinete do Vereador Natalini, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, ICLEI Governos Locais para Sustentabilidade, Instituto de Saúde, Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental, Rede Nossa São Paulo, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Vitae Civilis Cidadania e Sustentabilidade.

Clique aqui e veja as fotos.

Para ver a programação do evento e a relação dos participantes convidados leia a notícia pré workshop clicando aqui.