O Hospital das Clínicas dispensa apresentações. É um complexo médico de importância literalmente vital para a Cidade de São Paulo, sendo referência para toda a América Latina.

Por se tratar de um serviço médico público tem regras bastante rígidas de utilização, e tem procura que o mantém constantemente no limite da ocupação.

De forma a facilitar a utilização deste bom serviço existente na Metrópole de São Paulo segue abaixo informações sobre a composição do Hospital, forma de marcação de consultas e alguns direitos e deveres dos pacientes.

1 – Estrutura do Hospital das Clínicas e agendamento de consultas

O Hospital das Clínicas possui quatro Prontos-Socorros com atendimento 24 horas: Instituto Central, Instituto do Coração, Instituto de Ortopedia e Traumatologia e Instituto da Criança. Nos Prontos-Socorros atende-se casos graves e de emergência.

Não trocam receitas;
Não trocam pedidos de exames;
Não fazem check-ups;
Não fornecem atestados médicos;
Não realizam testes de gravidez.

Atualmente cada instituto tem seu próprio sistema de agendamento de consultas. Para marcar a consulta de triagem você deve ter em mãos:

• Documentos de identificação do paciente (RG e CPF).

• Guia de encaminhamento (fornecida pelos postos de saúde, unidades básica de saúde e/ou hospitais da rede SUS) especificando a especialidade de destino.

2 – Instituto Central – ICHC

É composto pelo Instituto Central e Prédio dos Ambulatórios e concentra a grande maioria das especialidades médicas do Complexo HC:

Clínica Cirúrgica (Geral, Aparelho Digestivo, Fígado, Cabeça e Pescoço, Torácica, Vascular), Clínica Médica (Hematologia, Endocrinologia, Pneumologia, Nefrologia, Alergia e Imunologia, Reumatologia, Gastroenterologia, Geriatria), Neurologia Clínica e Cirúrgica, Urologia, Ginecologia, Obstetrícia, Dermatologia, Plástica e Queimaduras, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Endoscopia, Moléstias Infecciosas e Parasitarias entre outras.

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 – Cerqueira César 05403-001 – São Paulo/SP.

O agendamento de consultas no Instituto Central não será marcado diretamente no Hospital. Serão atendidos no Instituto Central os pacientes com problemas graves, de alta complexidade, que necessitam de tratamento especializado. Estes casos serão encaminhados e agendados através dos Ambulatórios de Especialidades das Secretarias de Saúde Municipal e do Estado de São Paulo.

3 – Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT

É centro de referência no atendimento em ortopedia e traumatologia com equipes nas diversas especialidades como: Joelho, Quadril, Pé, Mão, Fisiatria, Coluna, Paralisia Cerebral, Tumores Ósseos e reimplantes de membros e Próteses.

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333 – Cerqueira César 05403-000 – São Paulo/SP

O agendamento de consultas no Instituto de Ortopedia e Traumatologia não será marcado diretamente no Hospital. Serão atendidos no Instituto de Ortopedia e Traumatologia os pacientes com problemas graves, de alta complexidade, que necessitam de tratamento especializado. Estes casos serão encaminhados e agendados através dos Ambulatórios de Especialidades das Secretarias de Saúde Municipal e do Estado de São Paulo.

4 – Instituto de Psiquiatria – IPq

IPq tem a missão de desenvolver e manter um centro de excelência e referência na prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais, promovendo o avanço científico-tecnológico e o ensino de Psiquiatria e Saúde Mental.
Atua por meio de serviços, grupos e ambulatórios especializados, focados nas diferentes sub-especialidades da psiquiatria. Destacam-se:

• SEPIA – Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência;
• GREA – Grupo de Estudos de Álcool de Drogas;
• GRUDA – Grupo de Doenças Afetivas;
• AMBAN – Ambulatório de Ansiedade;
• PROJESQ – Projeto Esquizofrenia;
• PROTOC – Projeto do Transtorno Obsessivo-compulsivo;
• AMBULIM – Ambulatório de Bulimia, Anorexia e outros transtonos alimentares;
• PROTER – Projeto Terceira Idade;
• PRATO – Projeto de Atendimento ao Obeso;
• PROSEX – Projeto Sexualidade;
• AMJO – Ambulatório do Jogo Patológico;
• Serviço de Psicoterapia;
• CRHD – Centro de Referência;
• Grupo de Interconsultas
• Hospital Dia.

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César 05403.010 – São Paulo/SP

Informações e orientações necessárias para agendamento no Registro Geral pelo telefone 3069-6440, com horário de atendimento das 08:00 às 18:00 horas de 2ª a 6ª feira.

5 – Instituto da Criança – ICr

Atende crianças e adolescentes de 0 a 19 anos com patologias de alta complexidade. Dispõe de vinte e uma subespecialidades e é identificado como Centro de Referência Nacional de Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde. Entre outros procedimentos, realiza transplante de fígado, de medula óssea, quimioterapia e diálise peritonial, sempre valorizando a humanização.

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647 – Cerqueira César 05403-900 – São Paulo/SP

O agendamento de consultas é realizado por telefone das 14:00 às 17:00 horas de 2ª a 6ª feira. O Instituto da Criança (ICr) atende, em média, 6.500 crianças e adolescentes mensalmente. Realiza ainda, cerca de 650 internações, 180 cirurgias, 36 mil exames laboratoriais e 3800 exames radiológicos no mesmo período.

Ambulatório

Documentos necessários para a marcação de consultas e/ou atendimento:

• Certidão de nascimento ou RG do paciente;

• RG do acompanhante e comprovante de residência.

*(Quando o acompanhante for o responsável legal, trazer também o Termo de Guarda)
Marcação: De 2ª a 6ª, das 14h às 17h – Telefone: (11) 3069-8635

Pronto-Socorro

O Pronto-Socorro (SCUT) atende crianças de até 12 anos. Caso o paciente faça tratamento no Ambulatório do ICr, o atendimento é realizado até os 18 anos incompletos (17 anos 11 meses e 29 dias). Documentação necessária para o atendimento:

• Certidão de nascimento ou RG do paciente;

• RG do acompanhante e comprovante de residência.

(Quando o acompanhante for o responsável legal, trazer também o Termo de Guarda)
Marcação: Telefone: (11) 3069-8656

Exames

Os exames laboratoriais e radiológicos podem ser marcados das 8h às 18h.
Telefones: (11) 3069-8548 ou (11) 3069-8670

Apenas o eletroencefalograma deve ser marcado pelo telefone (11) 3069-8596, das 8h às 17h.

Farmácia Hospitalar Pediátrica

Presta atenção farmacêutica aos pacientes internados e ambulatoriais. A Farmácia Ambulatorial funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, para distribuição de medicamentos para pacientes atendidos no Ambulatório do ICr. São atendidos em média 900 pacientes por mês.

Marcação: Telefones: (11) 3069-8573 ou 3069-8576

6 – Instituto do Coração – InCor

Atua na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde de pacientes cardiopatas nas diversas áreas da cardiologia clínica e cirúrgica como: aterosclerose, arritmias, doenças congênitas, dislipidemias, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e coronariana, miocardiopatias e valvopatias.

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – Cerqueira César 05403-900 – São Paulo/SP

O agendamento de consultas no Instituto do Coração não será marcado diretamente no Hospital. Serão atendidos no Instituto do Coração os pacientes com problemas graves, de alta complexidade, que necessitam de tratamento especializado. Estes casos serão encaminhados e agendados através dos Ambulatórios de Especialidades das Secretarias de Saúde Municipal e do Estado de São Paulo.

7 – Instituto de Radiologia – InRad

Realiza atendimento nas áreas de Radiologia Geral, Ultra-Sonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Radiologia Vascular e Intervencionista, Neurocardiologia, Centro de Diagnóstico por Imagem das Doenças da Mama e Oncologia que compreende os Serviços de Oncologia Clínica, Quimioterapia, Radioterapia e Medicina Nuclear.

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 – Cerqueira César 05403-900 – São Paulo/SP

Os exames de Raio-X, Mamografia e Densitometria Óssea são agendados de 2ª a 6ª feira, das 7:00 às 14:00, pessoalmente, pelo paciente, familiar ou amigo, desde que munido da guia de solicitação específica para cada tipo de procedimento.

8 – Hospital Auxiliar de Susano – HAS

É um hospital de retaguarda que atende somente aos pacientes do Complexo HC que necessitam ficar um longo período internados para reabilitação.

Rua Dr. Prudente de Moraes, 2200 – Vila Amorim 08675-970 – Suzano/SP

9 – Hospital Auxiliar de Cotoxó – HAC

É também um hospital de retaguarda que atende aos pacientes transferidos do Instituto da Criança e Instituto do Coração que estejam com quadro clínico sub-agudo não crítico.

Rua Cotoxó, 1142 – Vila Pompéia 05021-001 – São Paulo/SP

10 – Divisão de Medicina de Reabilitação – DMR

Oferece atendimento aos portadores de deficiência física, transitória ou definitiva, através dos serviços médicos especializados e equipe multiprofissonal, promovendo a reabilitação do paciente e sua reintegração social. É composto por duas unidades:

Unidade Vila Mariana
Rua Diderot, 43 – Vila Mariana – 04116-030 – São Paulo/SP

Unidade Umarizal
Rua Guaramembé, 589 – Jardim Umarizal – 05756-350 – São Paulo/SP

11 – Hospital Estadual Sapopemba – HES

É um hospital geral associado e gerenciado pelo HC que presta assistência médico hospitalar à comunidade da região.

Rua Manuel França dos Santos, 174 – Jardim Sapopemba 03975-130 – São Paulo/SP

12 – Direitos e Deveres do Paciente

Ter acesso ao conjunto de ações e serviços necessários para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde.

Ter acesso ao atendimento ambulatorial em tempo razoável para não prejudicar a saúde.

Ser atendido, com atenção e respeito, de forma personalizada e com continuidade, em local e ambiente digno, limpo, seguro e adequado para o atendimento.

Identificar as pessoas responsáveis direta ou indiretamente por sua assistência, por meio de crachás visíveis, legíveis e que contenham o nome completo, a profissão, cargo do profissional e o nome da instituição.

Receber informações claras, objetivas, completas e compreensíveis sobre seu estado de saúde, hipóteses diagnosticas, exames solicitados e realizados, tratamentos ou procedimentos propostos, inclusive seus benefícios e riscos, duração e alternativas de solução. Devem ser detalhados os possíveis efeitos colaterais de medicamentos, exames e tratamentos a que será submetido. Suas dúvidas devem ser prontamente esclarecidas.

Ter anotado no prontuário, em qualquer circunstância, todas as informações relevantes sobre sua saúde, de forma legível, clara e precisa, incluindo medicações com horários e dosagens utilizadas, risco de alergias e outros efeitos colaterais, registro de quantidade e procedência do sangue recebido, exames e procedimentos efetuados. Cópia do prontuário e quaisquer outras informações sobre o tratamento devem estar disponíveis, caso solicite.

Receber as receitas com o nome genérico dos medicamentos prescritos, digitadas ou escritas em letra legível, sem a utilização de códigos ou abreviaturas, com o nome, assinatura do profissional e número de registro no órgão de controle e regulamentação da profissão.

Ser previamente informado quando o tratamento proposto for experimental ou fizer parte de pesquisa, o que deve seguir rigorosamente as normas de experimentos com seres humanos no país e ser aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do hospital.

Comparecer as consultas e exames na data e horário previamente marcados.

Seguir as recomendações e orientações médicas.

Flavio Sanches é advogado formado pelo Mackenzie e especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Atua como advogado no escritório Veirano & Advogados Associados e colaborou voluntariamente com a coluna Direitos em Saúde entre agosto de 2010 e abril de 2011.