
O Instituto Saúde e Sustentabilidade promoveu, nos dias 12 e 13 de setembro de 2009, na Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, o Workshop: São Paulo – Sustentabilidade, Saúde e Cidadania, que teve como finalidade a promoção de um debate entre especialistas sobre questões de sustentabilidade urbana e seus efeitos sobre a saúde humana.
Coordenado pelos médicos Evangelina Vormittag e Paulo Saldiva, o encontro marcou o início do projeto Observatório de Sustentabilidade Urbana para a Megalópole São Paulo – Foco em Saúde.

Dr. Gonzalo Vecina Neto, Dr. Hélio Neves, Dr. Gilberto Natalini e Dr. Flavio Vormittag
Segundo Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, “a inovação deste Workshop foi olhar a questão urbana e ambiental sob a óptica do ser humano e de sua saúde”.
Com o intuito unir esforços e conhecimento, numa atitude de cidadania, participaram deste evento 34 profissionais, professores e pesquisadores, de diversas áreas de atividade, dentre elas saúde, jornalismo, transporte, mudanças climáticas, água, solo, saneamento, urbanismo, geografia, meteorologia, etc.
Os participantes foram divididos em três grupos: Água, Ar e Solo, e determinaram, na sua área, os processos de urbanização a serem relatados, suas vulnerabilidades – áreas de exclusão social e áreas de risco, impactos em saúde e propostas de ações.
O material desenvolvido pelo grupo de trabalho durante o Workshop deu origem ao Sumário de Evidências Saúde, Sustentabilidade e Cidadania: Um Observatório de Caso Urbano tendo como Cenário a Região Metropolitana de São Paulo, lançado na Conferência Doutores do Ambiente (clique aqui e saiba mais sobre a Conferência) realizada em novembro de 2009.

Dra. Evangelina Vormittag e Alfred Szwarc
Também fruto do Workshop, o artigo A Saúde Precária de uma Velha Senhora na Revista Scientific American Brasil foi publicado na revista Scientific American Brasil.