O Instituto Saúde e Sustentabilidade promoveu, nos dias 12 e 13 de setembro de 2009, na Faculdade de Medicina

Dr. Eduardo Jorge e Dr. Paulo Saldiva

da Universidade de São Paulo, o Workshop: São Paulo – Sustentabilidade, Saúde e Cidadania, que teve como finalidade a promoção de um debate entre especialistas sobre questões de sustentabilidade urbana e seus efeitos sobre a saúde humana.

Coordenado pelos médicos Evangelina Vormittag e Paulo Saldiva, o encontro marcou o início do projeto Observatório de Sustentabilidade Urbana para a Megalópole São Paulo – Foco em Saúde.

Para a abertura do evento, gestores de saúde, representantes da sociedade civil, do poder legislativo e do poder executivo da cidade de São Paulo falaram sobre o tema a partir de suas perspectivas: Dr. Gonzalo Vecina Neto (Hospital Sírio Libanês e ex-Diretor Presidente da ANVISA), Oded Grajew (Movimento Nossa São Paulo), Dr. Gilberto Natalini (Vereador) e Dr. Hélio Neves (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Dr. Eduardo Jorge, também compareceu ao evento para apoiar e prestigiar a iniciativa do Instituto.
Dr. Gonzalo Vecina Neto, Dr. Hélio Neves, Dr. Gilberto Natalini e Dr. Flavio Vormittag

Dr. Gonzalo Vecina Neto, Dr. Hélio Neves, Dr. Gilberto Natalini e Dr. Flavio Vormittag

Segundo Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, “a inovação deste Workshop foi olhar a questão urbana e ambiental sob a óptica do ser humano e de sua saúde”.

Com o intuito unir esforços e conhecimento, numa atitude de cidadania, participaram deste evento 34 profissionais, professores e pesquisadores, de diversas áreas de atividade, dentre elas saúde, jornalismo, transporte, mudanças climáticas, água, solo, saneamento, urbanismo, geografia, meteorologia, etc.

Os participantes foram divididos em três grupos: Água, Ar e Solo, e determinaram, na sua área, os processos de urbanização a serem relatados, suas vulnerabilidades – áreas de exclusão social e áreas de risco, impactos em saúde e propostas de ações.

O material desenvolvido pelo grupo de trabalho durante o Workshop deu origem ao Sumário de Evidências Saúde, Sustentabilidade e Cidadania: Um Observatório de Caso Urbano tendo como Cenário a Região Metropolitana de São Paulolançado na Conferência Doutores do Ambiente (clique aqui e saiba mais sobre a Conferência) realizada em novembro de 2009.

Dra. Evangelina Vormittag e Alfred Szwarc

Dra. Evangelina Vormittag e Alfred Szwarc

Também fruto do Workshop, o artigo A Saúde Precária de uma Velha Senhora na Revista Scientific American Brasil foi publicado na revista Scientific American Brasil.

Conheça os participantes do Workshop:

Afra Balazina
Agostinho Tadashi Ogura
Alex Kenya Abiko
Alfred Szwarc
Ana Lúcia Brasil
Andrea de Lima
Cacilda Bastos Pereira da Silva
Carolina Born Toffoli
Clarice Umbelino de Freitas
Diogo Ferreira
Eduardo Geraque
Emilia Wanda Rutkowski
Evangelina M. P. A. de Araújo Vormittag
Flávio Francisco Vormittag
Francisco de Assis Comarú
Gina Rizpah Besen
Laís Fajersztajn
Ligia Vizeu Barrozo
Luiz Alberto Amador Pereira
Luiz Antonio Cortez Ferreira
Maria Cristina Haad Martins
Maria de Fátima Andrade
Maria de Souza Tavares
Marina Jorge de Miranda
Micheline de S. Zanotti S. Coelho
Mozart de Carvalho Pereira
Orlando Strambi
Patrick Bellelis
Paulo Hilário Saldiva
Pedro Roberto Jacobi
Renato Arnaldo Tagnin
Roseane Maria Garcia Lopes de Souza
Simone Georges El Khouri Miraglia
Suzana Pasternak Taschner
12