Seminario MobilidadeO Instituto Saúde e Sustentabilidade realizou dois seminários temáticos sobre os efeitos da mobilidade urbana na saúde, o primeiro com foco em segurança e acidentes e o segundo em poluição atmosférica, que ocorreram durante a programação da Virada da Mobilidade em São Paulo, de 16 a 23 de setembro de 2013.

O Seminário Mobilidade Urbana e Poluição do Ar: A Visão da Saúde foi palco de lançamento do primeiro estudo do Instituto, realizado pela Dra. Evangelina Vormittag, Diretora Executiva, com o apoio dos pesquisadores Dr. Paulo Saldiva, Professor titular da Faculdade de Medicina da USP e da Dra. Cristina Guimarães Rodrigues, pesquisadora da Faculdade de Economia e Administração da USP.

O estudo, intitulado Avaliação do impacto da poluição atmosférica sob a visão de saúde no Estado de São Paulorealiza a análise dos dados ambientais de poluição atmosférica, do impacto em saúde pública (mortalidade e adoecimento) e sua valoração em gastos públicos no Estado de São Paulo, em função da adoção dos padrões de poluição atmosférica preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante o período de 2006 a 2011.

O Seminário promoveu o debate sobre a situação da poluição no Estado de São Paulo, incluindo políticas públicas no seu combate: PROCONVE (Programa de Controle de Poluição de Ar por Veículos Automotores) e a Inspeção veicular; o recente Decreto Estadual 59.113 de 2013; as perspectivas da promoção do transporte público em curto prazo em detrimento do uso do transporte individual e esclarecer os riscos e os benefícios das decisões públicas sobre o tema, assim como apontar soluções e propostas de forma multidisciplinar e colaborativa.

Participaram do evento pesquisadores, professores, jornalistas, cidadãos e representantes da sociedade civil e do governo, Secretarias do Estado de Saúde e Meio Ambiente, Secretária Municipal de Transportes, Vereador Gilberto Natalini, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB.