O Instituto Saúde e Sustentabilidade esteve presente no Evento Circuito Popular de Corrida de Rua, em 2010, realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de São Paulo, participando no desenvolvimento de diversas iniciativas relacionadas às temáticas da saúde e do desenvolvimento sustentável.

O Circuito Popular de Corridas de Rua da Cidade de SP conta com 23 etapas em bairros da periferia da cidade, organizados em finais de semana pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Recreação. Ao todo são 35.000 participantes e 96.000 moradores beneficiados.

O Instituto Saúde e Sustentabilidade tem apoiado esses eventos, orientando os participantes sobre os perigos do infarto do coração e seus fatores de risco como o colesterol, hipertensão, obesidade e diabetes.

  Etapa Freguesia do Ó – Atuação do Instituto Saúde e Sustentabilidade

Valter Antônio da Rocha, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo

No dia 08 de agosto, o Instituto Saúde e Sustentabilidade, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e patrocínio da EMS, apoiou o Circuito Popular de Corridas de Rua da Cidade de SP – Etapa Freguesia do Ó, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.

Além de ser o Dia dos Pais, a data também comemorava o Dia Nacional do Controle do Colesterol. Por este motivo, a participação do Saúde e Sustentabilidade e da SBC teve como objetivo orientar sobre os perigos do colesterol alterado para a saúde.

Para oferecer dicas e orientações sobre o colesterol, folhetos sobre o tema foram distribuídos. O folheto ainda chamou a atenção para os efeitos da poluição sobre a saúde do coração. Para ler o folheto, clique aqui.

A Etapa Freguesia do Ó foi um projeto piloto e teve muito sucesso, contando com centenas de participantes, todos bastante interessados nas informações sobre o colesterol. Muitos participaram junto com a família, mostrando que, além de ser saudável e gratuito, o circuito também diverte e une as pessoas.

Realizamos uma pesquisa com os participantes e houve uma aceitação muito grande do projeto e o desejo de continuidade do mesmo. Entre os interesses mais apontados estiveram exame de colesterol, exame de glicemia e orientações sobre doenças.

Evangelina Vormittag Diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade

Largada da corrida

Gislaine da Fonseca (Gerente Administrativa da SBC – Sede SP), Diógenes Sandim Martins (Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo), Evangelina Vormittag (diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade) Márcio Cosimo Ronco (Assistente Técnico da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo) e Hermes Fajersztajn (participante na modalidade caminhada) e Edison Britto (voluntário do Instituto Saúde e Sustentabilidade)

Solange Maria C. de Souza Menzel (Supervisora da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo) e Evangelina Vormittag (diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade)

Equipe responsável:

Edison Britto
Evangelina Vormittag
Laís Fajersztajn