Síntede EvidênicasA Síntese de Evidências: “Reduzindo a emissão do poluente atmosférico – material particulado – no ambiente urbano em benefício da saúde” do Instituto Saúde e Sustentabilidade  foi publicada pelo Ministério da Saúde no início do mês de agosto.

O documento busca contextualizar o problema da poluição atmosférica de forma acessível, apresentando dados de efeitos para a saúde, nocivos ou benéficos, em consequência do aumento ou redução de emissões devido a eventos ao acaso ou determinados por políticas, demonstrando, inclusive, como o Brasil vem enfrentando o problema.

Além disso, aborda uma das principais barreiras a ser superada no enfrentamento da poluição urbana: a comunicação entre os mais diversos interlocutores, determinante para o diálogo e a junção de peças de múltiplas facetas no mesmo tabuleiro, de forma a solucionar o quebra-cabeça e trilhar o caminhar rumo ao progresso.

Em suma, a Síntese de Evidências fornece oportunidades de discutir o problema, abordar opções para enfrentamento e considerações de implementação, inclusive quanto à equidade.

A elaboração da Síntese de Evidências integra uma das etapas do trabalho demandado pela Chamada Pública de Apoio a Projetos de Políticas Informadas por Evidências à metodologia EVIPNet de 2014, na qual o Instituto Saúde e Sustentabilidade foi selecionado.