O livro Meio Ambiente e Saúde: O Desafio das Metrópoles, publicado em novembro de 2010, é uma ação do Projeto Observatório de Sustentabilidade Urbana – Foco em Saúde.

Contextualizada numa sociedade onde pela primeira vez na História há mais pessoas vivendo em cidades do que em zonas rurais, a obra considera que o local onde as pessoas vivem afeta a saúde e as oportunidades que elas têm para desfrutarem uma vida plena, em todo o seu potencial. O livro está em consonância com temas de preocupação mundial lançados como um dos grandes desafios em saúde do século XXI pela Organização Mundial de Saúde e Associação Médica Mundial: Urbanização, Poluição e seus efeitos sobre a saúde.

A qualidade de vida e a saúde dos moradores das cidades é um aspecto da relação cidade e meio ambiente raramente abordado. O ser humano é o ponto fundamental e esquecido da questão ambiental nas grandes metrópoles.

Fruto do amadurecimento da rica experiência de reunir profissionais e professores de diversas áreas de atuação e integrar o conhecimento acerca das questões de urbanização sob o ponto de vista da Saúde, o livro em questão propõe um novo olhar sobre a cidade, colocando o homem e a saúde humana no centro do debate sobre o meio ambiente urbano.

Coordenado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, a obra tem autoria compartilhada de 37 especialistas de diferentes áreas do conhecimento e prefaciada pelo Secretario do Verde e Meio Ambiente, Dr. Eduardo Jorge Alves Sobrinho. O renome e qualificação dos autores conferem a multidisciplinaridade, relevância e qualidade à obra. A ilustração da capa é de autoria de Fernando Heynen.

Meio Ambiente e Saúde: o Desafio das Metrópoles tem alcance nacional e já foi enviado para pelo menos onze cidades diferentes do Brasil. Tem sido adotado como bibliografia de diversos cursos como a Disciplina de Saúde Ambiental do Curso de Engenharia Ambiental e Urbana da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Lançamentos:

Lançado inicialmente em 23 de novembro de 2010 na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo/SP, o evento contou com as palestras: “Nossa casa, nossa cidade, nosso planeta” e “O homem e a questão ambiental: vilão ou vítima?” respectivamente proferidas por Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho (Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e autor do prefácio do livro) e Paulo Saldiva (professor titular da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do livro). Mais de 180 pessoas compareceram ao lançamento e 168 livros foram vendidos.

Coquetel de lançamento Livraria Cultura

O livro contou ainda com outros quatro lançamentos:

• ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção São Paulo – São Paulo/SP – 03 de dezembro de 2010.

Veja o convite para o lançamento na ABES

• APM – Associação Paulista de Medicina. – São Paulo/SP – 25 de fevereiro de 2011.

Veja o convite do evento na APM

• Saraiva Megastore do Shopping Iguatemi Campinas. – Campinas/SP – 01 de abril de 2011.

Leia a notícia sobre o evento

• Centro de Cultura Clara Nunes, Diadema/SP – I Festival do Livro e Leitura de Diadema, promovido pela Secretaria de Cultura de Diadema, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pelo Ministério da Cultura do Governo Federal – 25 de março de 2011.

Livro na Mídia:

Até o final de dezembro de 2010, o livro saiu em pelo menos 56 reportagens e notas em veículos impressos, digitais, rádios e TVs, alguns deles com penetração nacional, além de entrevistas com o Prof. Saldiva nas rádios CBN, Cultura AM e outras.

Foram ao total 42 meios de comunicação, sendo os mais relevantes: Rede Nossa São Paulo, Radio e Portal CBN, Planeta Sustentável, Portal R7, FGV- Centro de estudos em sustentabilidade da EAESP, Fator Brasil, Twitter André Trigueiro, Twitter Cidades e Soluções Globonews, Valor Econômico, Roda Viva, Blog Rio, Régua e Compasso – O Globo, Guia Exame de Sustentabilidade, Globo RuraL, Blog Conversa Sustentável, Virada Sustentável.
Ouça as entrevistas do médico Paulo Saldiva sobre o livro na rádio Cultura AM e na Rádio CBN


Coordenadores do livro:

Evangelina da M. Pacheco A. de Araujo Vormittag
Paulo Saldiva

Coordenadores de capítulos:

Alfred Szwarc

Emília Wanda Rutkowski

Ermínia Maricato

Gina Rizpah Besen

Helena Ribeiro

Ligia Vizeu Barrozo

Luiz Alberto Amador Pereira

Simone Georges El Khouri Miraglia

Suzana Pasternak

Autores:

Agostinho Tadashi Ogura

Ailton Pinto Alves Filho

Alfésio Luís Ferreira Braga

Alfred Szwarc

Ana Lucia Brasil

Angela Cassia Rodrigues

Cacilda Bastos Pereira da Silva

Chin An Lin

Denise Maria Sette

Edelci Nunes da Silva

Eduardo Alcântara Vasconcellos

Emília Wanda Rutkowski

Ermínia Maricato

Evangelina da M. P. A. de Araujo Vormittag

Francisco Comarú

Gabriel Murgel Branco

Gina Rizpah Besen

Helena Ribeiro

João Vicente de Assunção

Ligia Vizeu Barrozo

Luiz Alberto Amador Pereira

Luiz Antonio Cortez Ferreira

Mara Gândara

Maria Cristina da Silva Leme

Maria de Fátima Andrade

Marina Jorge de Miranda

Maurício Simões Abrão

Micheline de S. Zanotti Staglionario Coelho

Paulo Afonso de André

Paulo Saldiva

Pedro Roberto Jacobi

Renato Tagnin

Roseane Maria Garcia Lopes de Souza

Simone Georges El Khouri Miraglia

Suzana Pasternak

Ubiratan de Paula Santos

Wanda Maria Risso Günther

Capítulos:

1. O homem e o meio ambiente urbano

2. De vila a metrópole

3. Crise urbana, produção do habitat e doença

4. Alterações no clima urbano

5. As águas metropolitanizadas do Alto Tietê Debilitadas pelo uso abusivo, revigoradas com os serviços ambientais

6. Resíduos sólidos: vulnerabilidades e perspectivas. A insustentabilidade da geração excessiva de resíduos sólidos

7. Mobilidade sustentável: realidade e desafios

8. O ar da cidade, ruído e as desigualdades na saúde

9. Quanto custa viver nas metrópoles?

10. Geografia da mortalidade em São Paulo