O Instituto Saúde e Sustentabilidade esteve presente no Evento ONG Brasil, realizado pela empresa UBM, participando no desenvolvimento de diversas iniciativas relacionadas às temáticas da saúde e do desenvolvimento sustentável.  Vale ressaltar que os patrocinadores e apoiadores aqui citados são referentes às atividades do Instituto Saúde e Sustentabilidade, não de todo o evento.

A ONG Brasil é um evento que reúne diferentes setores da sociedade em uma grande feira do Terceiro Setor, com a presença de 500 ONGs e mais de 15 mil visitantes, criando um ambiente de oportunidades, troca de informação e profissionalização. Além da área de exposição, o evento promove palestras e workshops simultâneos.

  • Edição 2012:

Em 2012, o Instituto Saúde e Sustentabilidade participou da ONG Brasil com a campanha ATIVA SAMPA, realizada em parceria com a ILATS (Iniciativa Latino-americana para o Transporte Ativo).

(clique na imagem para ampliá-la)

No Brasil, metade da população está com excesso de peso e 16% dos brasileiros são obesos. A diminuição dos níveis de atividade física, o sedentarismo e o aumento da ingestão de alimentos calóricos industrializados, gordurosos e açucarados, são os principais motivos do crescimento alarmante da obesidade.

Caminhar e pedalar contribuem para evitar o ganho de peso e a obesidade. Mais do que isso, melhoram excessivamente a saúde, reduzem doenças cardíacas, infarto do coração, derrame cerebral, diabetes, câncer de mama e intestino; demência e depressão. Os benefícios também são econômicos, pois ajudam a reduzir os gastos com tratamentos médicos.

Em função de todos esses benefícios é que o Instituto Saúde e Sustentabilidade e a ILATS lançaram a campanha “Ativa Sampa”, que também promove o transporte público de qualidade e o Metrô como solução para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

No stand conjunto das instituições, um cenário interativo propôs aos visitantes que se fotografassem em situações de transporte ativo e compartilhassem as imagens nas suas redes sociais, fomentando assim uma reflexão sobre a importância da adesão ao transporte ativo como forma de melhorar a mobilidade urbana, reduzir a poluição, combater o sedentarismo e melhorar a saúde.

Uma Fanpage no Facebook foi criada especialmente para compartilhar as ações da campanha, e em poucos dias, atingiu mais de 11.500 pessoas.