Tema: “Reduzindo a emissão do poluente atmosférico – material particulado – no ambiente urbano em benefício da saúde”
Local: São Paulo, capital
Data e horário: 22 de fevereiro de 2016, 08h30 – 13h00
Responsável: Instituto Saúde e Sustentabilidade e Secretaria Executiva da EVIPNet Brasil (CGGC/DECIT/SCTIE/MS)
Informações gerais
O Instituto Saúde e Sustentabilidade está entre as organizações selecionadas para projetos na chamada pública EVIPNet Brasil 2014, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) através da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS).
A Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network) – EVIPNet – tem por objetivo promover o uso apropriado de evidências científicas no desenvolvimento e implementação de políticas. Essa iniciativa proporciona o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil, facilitando formulação e implantação de políticas, e a gestão pública, informadas por evidências científicas. No Brasil, a rede é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
A proposta do Instituto foi desenvolver um documento-síntese que traga evidências sobre o impacto da poluição atmosférica sobre a saúde da população. Após essa síntese, é criado o diálogo deliberativo com os principais atores engajados na temática. Por isso, a participação de agentes tomadores de decisão e protagonistas da temática é muito importante.
Os diálogos deliberativos permitem que as evidências de pesquisa sejam consideradas juntamente com as visões, experiências e o conhecimento tácito daqueles que estarão envolvidos ou serão afetados pelas decisões futuras relacionadas a uma questão altamente prioritária. O aumento no interesse do uso de diálogos sobre políticas tem sido impulsionado por fatores como:
- O reconhecimento da necessidade do ‘suporte de decisão’ contextualizada localmente para os formuladores de política e outras partes interessadas;
- O reconhecimento que a evidência de pesquisa é apenas uma entrada dos processos de decisão dos formuladores de política e outros interessados;
- O reconhecimento que muitos interessados podem acrescentar valor significativo a estes processos;
- O reconhecimento de que muitos interessados podem tomar medidas para tratar de questões de alta prioridade e não somente os formuladores de política.