Saúde e Sustentabilidade nas cidades

O Instituto Saúde e Sustentabilidade assume para si a tarefa de colocar a saúde humana no centro das discussões urbanas, propondo um novo olhar para os problemas das cidades.

Tão importante quanto à conscientização dos cidadãos sobre a necessidade de se adquirir hábitos saudáveis que venham promover a sua saúde e prevenir a doença ao longo da vida, são as decisões da gestão pública em defesa de suas cidades saudáveis e sustentáveis, afinal a expectativa de vida aumentou e a grande maioria dos brasileiros vivem em cidades. As cidades adoecem as pessoas – a rotina de vida desenfreada; a pouca convivência entre as pessoas e familiares; a falta do sentimento de pertencimento dos espaços urbanos; a assustadora violência; o limite em ir e vir, da liberdade; a precária qualidade de moradia e alimentação; o desafio dos malefícios da mobilidade, o incessante ruído e a geração da poluição dos bens naturais devido ao grande aglomerado de pessoas e necessidade de energia para os hábitos de consumo atuais.

Neste sentido, enfatiza-se a importância da disseminação de informação, da sensibilização sobre o tema e a defesa da saúde humana nas cidades junto aos órgãos públicos (advocacy).

Conheça as ações do Observatório de Sustentabilidade Urbana relacionadas ao tema Saúde e Sustentabilidade nas cidades: