Virada da Saúde

A Virada da Saúde é um evento gratuito com o intuito de aproximar o cidadão ao tema de forma lúdica e divertida, ampliar o seu conhecimento e mostrar o quanto é possível a promoção de sua saúde em espaços da cidade. As atividades seguem quatro eixos de atuação: Cultural, Médico-Assistencial, Bem-Estar e Educação.

Evangelina Vormittag, fundadora e diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, idealizou a Virada da Saúde como um projeto para a cidade, a partir da realização de uma série de iniciativas, por uma rede de diversos atores, juntos, em prol da promoção da saúde.

Imagem-eixos

Em 2016, o Instituto Saúde e Sustentabilidade cumpriu seu objetivo, realizou a segunda edição da Virada da Saúde São Paulo, melhor e maior que a primeira, e tão logo aterrissou em Florianópolis.  Ao lado das Prefeituras das cidades, realizaram os dois eventos no mês de abril, em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, que juntos, duraram 14 dias. Participaram 91 realizadores, que promoveram 614 atividades em 590 locais, atingindo 215 mil participantes, 304 veiculações espontâneas com um custo de centimetragem equivalente a R$ 14 milhões. Esses resultados mostram o êxito desta rede. Virada da Saúde, um evento que vem definitivamente para ficar e se expandir para tantas outras cidades.

Relatório_Virada2016

Clique na imagem abaixo e veja o relatório completo da Virada da Saúde 2016

Capa Relatório 2016

Conselho Curador

O evento possui um Conselho Curador de saberes e ideias multifacetadas, é a instância que garante a realização dos objetivos do projeto, por meio do debate, da proposição e da chancela dos conteúdos e práticas propostos pelos realizadores do projeto:

Conselho_Completo

Virada da Saúde São Paulo

Em outubro de 2014, a Virada da Saúde em São Paulo torna-se uma lei, a Lei 16.085 de autoria do vereador Paulo Frange, promulgada pelo prefeito Fernando Haddad. São Paulo ganha a Virada da Saúde em seu calendário na semana de 7 de abril, dia mundial da Saúde. O evento, em São Paulo, é realizado há dois anos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e correalizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade.  A SMS articula as Coordenadorias Regionais de Saúde e oferece atividades em toda a cidade. O Instituto Saúde e Sustentabilidade, por sua vez, articula uma rede composta por todos os outros atores, entidades privadas, organizações da sociedade civil, associações de classe, coletivos, movimentos, hospitais, instituições de ensino e cidadãos e organiza suas iniciativas.Além disso, o Instituto é o responsável pela comunicação do evento com a criação da identidade visual, a construção e gestão do website, a divulgação nas redes sociais e a elaboração do relatório de resultados.

Padilha_Mosquito

Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Padilha, no Parque Santo Dias com a ação #AEDESNÃO. Artista do Mosquitão: Ju Violeta.

Equipe SMS

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde para a Virada da Saúde 2016

Equipe da Virada da Saúde - Instituto Saúde e Sustentabilidade

Equipe da Virada da Saúde – Instituto Saúde e Sustentabilidade

REGUA-DE-LOGOS-SP

Banner VS SP

Virada da Saúde Floripa

A Virada da Saúde Floripa foi realizada pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade com a parceria institucional da Secretaria Municipal de Saúde, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Serviço Social da Indústria (SESI/SC).

Drauzio_Abertura

Dr. Drazio Varella participa do mural colaborativo da Virada da Saúde: “O corpo humano é uma máquina em movimento”

Equipe Floripa

Equipe da Virada da Saúde Floripa: Secretaria Municipal da Saúde, FIESC e Instituto Saúde e Sustentabilidade

Abertura FIESC

Abertura da Virada da Saúde Floripa na FIESC

Régua-Floripa

Banner VS Floripa

O projeto Virada da Saúde tem um site próprio, com informações sobre o evento, programação do ano, mural colaborativo e notícias.

Virada da Saúde 2015

A primeira edição da Virada da Saúde aconteceu em São Paulo, de 7 a 12 de abril de 2015, e contou com mais de 955 atividades, 75 parceiros e atingiu público participante de quase 80.000 pessoas.

imagem geral VS SP2015 para conteúdo-01

 

Clique na imagem abaixo e veja o relatório completo da Virada da Saúde São Paulo 2015

 

CAPA RELATORIO 2015-01