17/06/2016

Programa Cidades e Soluções

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone

A Pesquisa Avaliação dos impactos da saúde pública e sua valoração devido à implementação progressiva do componente biodiesel na matriz energética de transporte foi tema do programa Cidades e Soluções da Globo News em 14/09/2015. O programa abordou o estudo inédito realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade em parceria com a Aprobio sobre os benefícios da mistura do biodiesel ao diesel para a saúde e para as contas públicas.

Chamada do Programa:

“Diferentes pesquisas em várias capitais brasileiras já mostraram que o diesel, entre todos os combustíveis, é o maior vilão para a nossa saúde.

Entretanto, ônibus e caminhões movidos a diesel representam apenas 10% dos veículos no Brasil, mesmo assim, eles emitem 50% da poluição que a gente respira, podendo causar doenças respiratórias graves e levar até a morte.

Convencidos de que o combate ao uso do diesel pode diminuir a poluição e as doenças, a equipe do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, sob o comando do prof. Paulo Saldiva, se juntou ao Instituto Saúde e Sustentabilidade para fazer as pesquisas e descobriu esse resultado impressionante: várias análises comprovaram que o biodiesel emite até 60% menos gás carbônico do que o diesel. A pesquisa, publicada em junho deste ano, reúne dados de órgãos ambientais de seis grandes cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

Vamos saber como anda sobre o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, e conhecer a usina de biodiesel de Erechim, no Rio Grande do Sul, para mostrar as vantagens e dificuldades do biodiesel como negócio no Brasil.

A pesquisa, publicada em junho deste ano, reúne dados de seis cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.”

O programa foi reprisado na terça-feira (15) às 16h30, na quarta-feira (16) às 5h05, na quinta-feira (17) às 13h30, na sexta-feira (18) às 19h30, no sábado (19) às 20h30 e na segunda-feira (21) às 4h05.