06/10/2014

Vem aí a 1ª Virada da Saúde de São Paulo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail to someone

O Instituto Saúde e Sustentabilidade traz para São Paulo a Virada da Saúde. O evento, que acontecerá de 7 a 12 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, surge para conscientizar e aproximar a sociedade para o tema de uma forma diferenciada e lúdica, vinculado à urbanidade. Para isso, serão usadas diversas atividades para ampliar o conhecimento e alertar os cidadãos.

A Virada da Saúde trabalhará 4 eixos: o Médico-Assistencial, com mutirões assistenciais de prevenção, diagnóstico e tratamento; o Bem Estar, com atividades de esporte, lazer e nutrição; a Educação, por meio de palestras, bate-papos, painéis e jogos; e a Cultura, com exposições, teatro, filme e intervenções artísticas sobre o tema.  A ideia é que as pessoas entendam a promoção da saúde como parte do seu dia a dia, veja a relação com a cidade e se identifique como um importante protagonista para alcançar qualidade de vida onde mora.

“Queremos mostrar que existe uma série de oportunidades para se alcançar o tema, além da visão assistencial e da doença, para a mudança da qualidade de vida, que o público tem dificuldade de alcançá-la. É importante desmistificar a distância entre a saúde e seus profissionais do público. O papel do cidadão, na promoção de sua própria saúde e de seus familiares e amigos nos centros urbanos é o que mais conta nos dias atuais”, explica Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

As atrações e atividades podem ser desenvolvidas por empresas, Organizações não Governamentais, Instituições Sociais, Movimentos e Coletivos, Empresas e Pessoas Físicas e serão aprovadas pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade e Conselho Curador do evento. Durante todos os dias da Virada da Saúde serão ocupados espaços públicos como parque e estações do Metrô, englobando o conceito de saúde pública, o viver nas cidades e o desafio da saúde do homem urbano. Para quem tem interesse em participar, entrar em contato pelo e-mail: contato@saudeesustentabilidade.org.br.

Patrocínio
Para a realização da Virada da Saúde, o Instituto Saúde e Sustentabilidade busca patrocínios, apoios e parcerias entre empresas, meios de comunicação e instituições. A ideia é conseguir recursos para a realização de 100% da programação prevista, para atingir o maior número de pessoas, em diversas regiões da cidade de São Paulo.

Os patrocinadores terão como contrapartida, além da exposição da marca, o relacionamento com as mais diversas iniciativas e instituições ligadas à saúde.

“O nosso diferencial é que não será investido o recurso em uma ação pontual, mas em 5 dias de intervenções e conscientização junto à sociedade”, ressalta Evangelina.

Conselho
O evento conta com um Conselho Curador de saberes e ideias multifacetadas, é a instância que garante a realização dos objetivos do projeto, por meio do debate, da proposição e da chancela dos conteúdos e práticas propostos pelos realizadores do projeto:

  • Ademar Bueno – coordenador do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade FGV-SP, mestre em Ciências da Saúde.
  • André Palhano – jornalista, é um dos idealizadores da Virada Sustentável.
  • Cláudio Luiz Lottenberg – médico oftalmologista, Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Florisval Meinão – médico otorrinolaringologista, Presidente da APM.
  • Gonzalo Vecina Neto – médico, Superintendente do Hospital Sírio Libanês.
  • José Luiz Egydio Setubal – médico pediatra, fundador e Presidente do Hospital Infantil Sabará.
  • Paulo Saldiva – médico patologista, Prof. titular da FMUSP.
  • Susan Andrews – psicóloga, antropóloga, Coordenadora do Parque Visão do Futuro e representante do FIB no Brasil.
  • Valdir Cimino – fundador e presidente da ONG Viva e Deixe Viver.
  • Wellington Nogueira – fundador e coordenador da ONG Doutores da Alegria

SAIBA MAIS

Jornalista, é um dos idealizadores  da Virada Sustentável.