O Instituto

Transformar o conhecimento em ação para melhorar a saúde nas grandes cidades

O Instituto Saúde e Sustentabilidade é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cujo objetivo é contribuir para o viver saudável em cidades, a partir da preservação e promoção da saúde humana, por meio da realização de projetos que envolvam os mais diversos atores sociais, como órgãos do governo, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino, comunidades, entre outros.

A união dos temas saúde e sustentabilidade torna a causa do Instituto inovadora. Essa característica, somada à grande capacidade de articulação intersetorial em prol de um objetivo comum, são as grandes forças da organização.

Através da organização e tradução clara do conhecimento científico em informações acessíveis à sociedade; da mobilização de cidadãos, governo e organizações; o fortalecimento dos seus direitos em saúde; e da construção de políticas públicas e apoio a projetos de lei, o Instituto propicia a melhoria contínua da vida urbana. Atua nos eixos estratégicos:

Endorser Logo_gradient_blue_RGB-pt

Eixos Estratégicos:

1. Reunir, organizar, e traduzir o conhecimento científico em linguagem acessível
2. Disseminar a informação e mobilizar a sociedade
3. Apoiar e construir políticas públicas

Com isso, o Instituto tem se tornado uma referência de qualidade em informação sobre os impactos da urbanização na saúde humana e em soluções inovadoras para as a melhoria da qualidade de vida como elemento fundamental do viver em grandes cidades.

O Saúde e Sustentabilidade foi idealizado pela médica Evangelina da Motta Pacheco Alves de Araújo Vormittag e fundado em dezembro de 2008, em São Paulo, com o apoio de 64 associados fundadores – um grupo multidisciplinar, constituído por um terço de médicos e dois terços de diversos profissionais de outras áreas.

Missão:

Propiciar a melhoria na saúde humana e o viver nas grandes cidades, por meio da transformação do conhecimento científico em informação clara e acessível, do incentivo à mobilização social e da construção de políticas públicas.

Visão:

Ser reconhecido por fortalecer a promoção do viver mais saudável nas grandes cidades.

Valores:

Cidadania, Ética, Excelência, Ousadia, Idealismo, Profissionalismo, Responsabilidade Social.

 

Nossa causa

A causa do Instituto Saúde e Sustentabilidade é colocar o ser humano no centro da discussão dos impactos da urbanização no viver nas cidades, a saúde deve ser pensada como elemento fundamental  para a garantia da esperança de vida em um ambiente preservado e saudável.

painel nossa causa

Ao adotar essa causa, o Instituto foi muito bem recebido pelos demais setores da sociedade, que viram na organização um novo agente para promover seriamente a integração entre conhecimento e prática em saúde com a perspectiva de melhorar a qualidade do viver em cidades.

O Instituto se torna, assim, pioneiro neste assunto que, até então, tem sido tão pouco explorado, e aproveita a oportunidade para trilhar o novo caminho, propondo soluções de forma inovadora com a visão necessária para gerar transformações na saúde em direção à sustentabilidade.